advertisements

Tudo o que você precisa saber sobre fornos e fogões

Se você está equipando uma casa nova ou planeja dar uma repaginada na sua cozinha, fique tranquilo, agora tiraremos as suas principais dúvidas.

O fogão

Não existe mistério, o fogão não é um equipamento que encha a cabeça das pessoas de dúvidas. Já estamos acostumados com esses eletrodomésticos desde que nascemos e a decisão está mais na marca e na capacidade.

O modelo tradicional de fogão inclui um forno, com algumas ligeiras variações. O que você deve prestar atenção é o número de bocas – um fogão de quatro bocas atende uma família pequena, mas para famílias de cinco, seis ou mais pessoas, considere um cinco ou seis bocas.

Além do fogão padrão há um outro tipo: o cooktop. Esses eletrodomésticos de mais estilo são empregados normalmente em cozinhas planejadas e vem com um preço além na instalação, que pode não ser tão simples quanto tirar um fogão de piso da caixa e ligá-lo ao botijão.

Os cooktops devem ser embutidos em bancadas e não acompanham forno. Nesse caso, resta a tarefa de adquirir um se quiser desfrutar de deliciosos assados.

Forno à gás x Forno elétrico

Existem duas tecnologias de forno: a mais comum, o forno à gás; e o alternativo, o forno elétrico. Teoricamente, o à gás você já terá uma vez que tenha um fogão de piso. Caso tenha optado por um cooktop, precisará investir em um forno a parte.

É preciso ficar atento para duas coisas: os fornos à gás são mais lentos, porém mais econômicos. Apesar do cozimento mais lento, normalmente são maiores. Os fornos à gás são de embutir, e dependem da instalação, como acontece com os cooktops.

Fornos elétricos são práticos, mas por serem ligados na energia elétrica podem apresentar um consumo maior na conta de luz no fim do mês. São ótimos para o preparo de bolos e assados, por permitirem um maior controle do calor e por serem muito rápidos.

E o micro-ondas?

O papel principal do forno de micro-ondas está no aquecimento de alimentos e no descongelamento. Também ligado à energia elétrica, é o método mais rápido. Alguns toques nos botões do painel, alguns minutinhos e pronto: comida quentinha e pronta para o consumo.

O forno de micro-ondas já foi muito tempo injustiçado, chamado de desnecessário. Hoje,livros de receita já mostram uma realidade bem diferente e ensinam como tirar muito mais proveito e cozinhar com esse prático utensílio.

Deixar um comentário