advertisements

Como escolher o sofá ideal para a sua sala?

Na hora de montar a sala de estar o sofá é um dos primeiros itens da lista de prioridades e, na maioria das vezes, é ele quem ajuda a definir o resto da decoração. Além disso, é um bom companheiro para cochilar, ler, recepcionar os amigos, curtir um filme ou sessão de desenho com as crianças.

Devido a diversidade de opções é natural aquele sentimento de indecisão na hora da escolha. Para te ajudar a escolher o sofá ideal, separamos algumas dicas para você acertar em cheio.

A primeira regra é tirar as medidas do ambiente, pois o tamanho da sala de estar vai influenciar nas dimensões que o sofá poderá ter. Para evitar a sensação de aperto, é recomendado que sobre ao menos 70cm de espaço nas laterais para a circulação.

Tipos de sofá

Disponível em opções de 2 ou 3 lugares o sofá tradicional apresenta uma infinidade de preferências, como pés mais altos, o fundo mais próximo do chão, com almofadas fixas ou soltas.

Já o sofá-cama tem dupla finalidade: é ideal para quem não tem muito espaço disponível ou não dispõe de um lugar aconchegante para acomodar as visitas. Esse modelo possui as características do sofá tradicional, mas com o diferencial de se transformar em uma cama.

Outra opção comum e perfeita para quem gosta de passar longas horas no sofá é o retrátil e reclinável. Seu encosto reclinável traz conforto e não deixa a pessoa em uma posição mais ereta. Existem alguns modelos que ganham uma extensão para os pés, possibilitando ficar praticamente deitado no sofá com muita comodidade e conforto.

Modelos

Dependendo do espaço da sala, o ambiente pode ser composto por um sofá de dois ou três lugares. Já, quando a sala é maior, é comum fazer a composição com o conjunto de dois e três lugares.

Já o sofá de canto é junção de dois ou mais sofás justapostos e emendados por um assento ou apoio. Esse modelo é uma boa opção para acomodar confortavelmente várias pessoas ao mesmo tempo, otimizar a circulação, dividir ambientes e ainda aproveitar a parede sem perder espaço.

Parecido com o formato em L, o sofá com chaise se diferencia por não ter encosto nesta região, pois é uma extensão de um dos assentos que serve para manter as pernas esticadas. O modelo é recomendado para ambientes mais amplos que primam pelo conforto.

Estilo

Na hora de escolher o sofá, é importante pensar no estilo de ambiente que deseja criar. Se optar por algo mais retrô, os sofás vintage são uma boa opção, pois possuem detalhes entalhados, tecido com brilho ou em veludo, estilo capitonê no encosto e botões na superfície acolchoada. Esse tipo de sofá proporciona um charme todo especial ao ambiente.

Na decoração retrô, os sofás com pés palitos estão em alta. Mas, uma atenção especial apenas para o encosto, que costuma ser mais baixo e pode não ser tão confortável. Já os sofás modernos oferecem muitas variações, como linhas mais retas ou mais curvas, que seguem os padrões mais atuais de decoração.

Se a intenção é montar uma sala mais rústica, os sofás de madeira se tornam o modelo ideal. Confortáveis e decorativas, as almofadas dos sofás rústicos dão um toque de personalidade e diversidade ao ambiente.

Tecido

No quesito resistência, o couro e courino estão no topo do ranking. São ideais para quem tem crianças, pois além garantir maior durabilidade, sua limpeza é bem simples também, basta um pano úmido com espuma de sabão de coco.

Outros tecidos, como chenille, veludo e poliéster precisam ser higienizados com produtos específicos para estofados, mas são fáceis de limpar. Em termos de conservação, sarja e linho são os que mais pedem cuidados, pois podem se desgastar facilmente pela simples movimentação de pessoas no sofá ao longo do tempo.

Cores

Uma dica importante na hora de escolher o sofá é pensar na cor que se busca para harmonizar com a decoração do ambiente. Por padrão, sofás costumam se apresentar em tons mais escuros ou neutros, com variações entre o cinza, bege e branco.

Isso não impede que você coloque em sua sala um sofá com uma cor diferente, por exemplo, vermelho ou amarelo. Afinal, o estilo da sua sala é você quem escolhe!

Deixar um comentário