advertisements

Você sabe qual é o sistema operacional da sua TV?

Há algum tempo atrás, quando falávamos em sistema operacional logo vinha a cabeça aparelhos como tablets, notebooks e smartphones, porém, com a Internet, a indústria teve que se reinventar e criar um novo modelo de televisores. Surge, então as Smart TVs, e naturalmente com elas, seus sistemas operacionais. Os principais sistemas operacionais que dominam as Smart TVs são:

  • Android TV do Google
  • WebOS da LG
  • Tizen da Samsung
  • Roku da AOC

Android

O Android TV tem sua interface bem intuitiva o que torna fácil a navegação com o controle remoto, aliás, se o seu smartphone for Android ele também poderá ser usado como controle. É possível ainda pesquisar por algum conteúdo via comando de voz através do Google Now.

Como é um sistema operacional do Google, natural que ele apresente uma oferta maior de aplicativos e mídias do que seus concorrentes. No Google Play, o usuário vai encontrar uma infinidade de apps compatíveis para o Android TV. E, para quem é fã de games, o Android TV oferece uma grande quantidade de jogos para você utilizar diretamente no televisor.

WebOS

O WebOS, sistema operacional exclusivo das Smart TVs da LG, oferece funções extras que prometem facilitar o uso do televisor inteligente. Diferente do Tizen e do Android TV, o webOS não é um sistema operacional que foi adaptado para TV´s, ele foi desenvolvido para as TVs da LG, por isso, sua navegabilidade é excelente. Exemplo disso, é poder acessar o menu e as configurações sem precisar sair do programa que está assistindo. Algo bem interessante!

Seu controle remoto, Smart Magic, funciona como um mouse, e um cursor aparece na tela, assim que o controle for movimentado, tornando a navegação mais rápida e fluída. É possível escolher até nove aplicativos e cadastrar um atalho para eles, assim, você poderá acessá-los rapidamente, com apenas um toque no botão.

Ponto positivo para a LG é que, independente do tamanho e resolução de suas TV´s, o webOS funciona muito bem em todos. O que pode frustrar um pouco aos usuários é que sua loja de aplicativos não é tão completa quanto ao do Android TV, por exemplo. Mas irá encontrar os principais aplicativos, conteúdos e bons serviços para streaming.

Tizen

O Tizen é um sistema operacional avançado, onde uma das suas principais características é a conectividade via Bluetooth e Wi-Fi, que permite que a TV compartilhe dados com outros dispositivos. Na usabilidade, o Tizen é bem prático, o menu fica na parte inferior da tela, semelhante ao webOS, e mantém a imagem do que se está assistindo, enquanto navega pelos apps.
Para quem não tem um videogame, o Tizen pode quebrar o galho, através da plataforma de streaming de jogos, o GameFly. Ela possibilita ao usuário jogar diversos games diretamente na TV. Porém, exige uma conexão de internet rápida.

Roku

Em parceria com a AOC, o sistema operacional da empresa Americana Roku, acaba de chegar ao Brasil, pretendendo se tornar a central de entretenimento com a melhor experiência de uso.
Para isso, ela aposta na simplicidade e facilidade de sua interface, principalmente quando se trata de buscas. O usuário não precisa fazer a pesquisa em cada serviço de streaming, pois o seu sistema faz uma busca geral, que pode ser pelo título, ator ou diretor, dando como resultado qual plataforma está disponível, se é pago ou gratuito.

O app Roku Mobille é outro diferencial, ele pode ser baixado gratuitamente para dispositivos iOS (versão 9.0 ou superior) e Android (versão 4.4 ou superior). Além de transformar seu celular em um segundo controle remoto, o usuário pode usar o aplicativo para audição privada, isso lhe permite, quando conectado, direcionar o áudio da TV direto para os fones de ouvido do seu smartphone. Isso vai ser muito útil em situações em que seu parceiro(a) quiser dormir, mas você não quer interromper a continuidade da sua série.

Agora que você já sabe mais sobre os sistemas operacionais, pode entender melhor qual se adequa ao seu estilo e necessidades.

Deixar um comentário