advertisements

Você sabe a diferença entre TV HD, Full HD e 4k?

Hoje em dia, adquirir uma televisão é uma tarefa minuciosa, visto a quantidade de modelos, tipos de telas e tamanhos diferentes que existem no mercado e que precisam ser avaliados antes de levar um aparelho pra casa.

Uma das variações mais comuns e significativas dos televisores é a sua resolução. Com certeza, se você está pensando em trocar sua TV por uma nova, já deve ter percebido que existem os modelos HD, Full HD e Ultra HD. A diferença entre eles é justamente a definição de imagem. Então, antes de decidir entre os três, é importante saber o que significa resolução de tela.

A resolução de um aparelho é determinada pela quantidade de pixels de seu monitor. Cada pixel, que é um pontinho minúsculo, carrega uma única cor. Juntando todos esses pontos, forma-se a cena que você vê na tela. É como se fosse um quebra-cabeça. Quanto mais pixels, mais detalhes e qualidade terão os conteúdos.

Esses pontinhos são organizados em linhas horizontais e verticais. Quando você ver uma TV com 1920 x 1080 pixels, significa que ela conta com 1920 pontos em uma linha horizontal e 1080 em uma coluna vertical. O objetivo de aumentar a quantidade de pixels de um monitor é fazer com que eles fiquem imperceptíveis para o telespectador e deem a sensação de uma imagem mais real e repleta de detalhes.


Mas então, qual a diferença entre TV HD, FHD e UHD, ou 4 K?

HD
Quando as telas LCD, LED e Plasma chegaram ao mercado, um novo padrão de resolução, chamado High Definition, ou alta definição, foi desenvolvido pelos fabricantes. As telas HD contam com 1280 x 720 pixels, ou seja, quase 1 milhão de pontinhos formando as imagens.

Esse número de pixels é o menor encontrado no mercado atualmente. Apenas TV’s de tubo contam com resolução menor. As televisões HD cumprem bem sua função se você pretende assistir canais abertos, canais pagos ou DVD’s.

FULL HD
Depois dos aparelhos HD, chegaram os Full HD. Eles possuem o dobro de pixels do High Definition, com uma resolução de 1920 x 1080. A maioria das telas disponíveis para venda, entre elas celulares e computadores, são FHD e apresentam uma qualidade de cena mais nítida e vívida. Com esse número de pixels, elas se tornam as melhores opções para quem curte serviços de streaming, serviços online ou blu-ray.

ULTRA HD
A TV Ultra HD é a nova sensação do momento e chegou para oferecer 4 vezes mais pixels que a Full HD. Por esse motivo, também é chamada de TV 4K. São 3840 x 2160 de resolução. Geralmente, as televisões UHD possuem monitores com tamanho a partir de 50 polegadas, pois quanto maior a tela, mais riqueza de detalhes é percebida. Não é nem preciso dizer que a qualidade de imagem é superior a das anteriores, desde que o conteúdo apresentado seja produzido em 4K também.

Antes de escolher seu novo aparelho de televisão, tenha em mente qual é a sua real necessidade no momento. Além da resolução, existem outros fatores que podem interferir na sua decisão. Analise a melhor opção para seu lar e sua família e garanta momentos únicos de entretenimento com uma televisão que ofereça qualidade, conforto e bem-estar para todos.

Deixar um comentário