Passamos um terço de nossa vida deitados, seja dormindo, seja descansando. Muitas pessoas têm seus gostos na hora de escolher o melhor colchão, mais firme, mais mole, com molas, de espuma, etc. Mas quase ninguém sabe dizer de fato quando trocar o colchão e isso pode fazer diferença na insônia e dores na coluna e você mal percebe.
Confira alguns sinais de que esse momento chegou:
O colchão está perdendo a firmeza
O sinal mais claro de que você deve trocar seu colchão é quando ele começa a perder sua firmeza. Isso acontece com todos os tipos de colchões, seja porque as molas estão quebrando, a espuma afundou ou as fibras estão comprimidas.
Ele fica com a marca do seu corpo por muito tempo
São os conhecidos afundamentos nos locais de maior uso, que são normais até uma medida, mas se começarem a parecer “ninhos” ou “buracos” de tão profundos, vale a pena avaliar, pois também é um sinal claro para substituição.
O preenchimento do colchão se deslocou
Com o uso natural do colchão, o preenchimento pode se deslocar em seu interior, deixando algumas áreas mais elevadas do que as outras.
Quando a superfície do colchão está irregular, fica muito difícil se acomodar na cama e achar uma posição confortável para dormir, pontos essenciais para uma boa noite de sono.
Seu colchão já passou da validade
Todo colchão tem um tempo de uso pré estabelecido. O produto dura, em média, de 7 a 10 anos, mas esse tempo pode diminuir se o material usado for espuma, caindo para 5 a 8 anos.
Portanto, o primeiro sinal a ficar atento é quanto ao seu “prazo de validade”. Se você tiver um colchão de espuma há mais de 5 anos ou um colchão de molas há cerca de 7 anos, está na hora de começar a pensar num futuro investimento.
Você está acordando com dores
Um dos principais indicadores de que é a hora certa de trocar o seu colchão é quando você dorme por um período de tempo relativamente ideal, mas mesmo assim acorda com aquela sensação de cansaço e cheio de dores nas costas.
Você fica rolando e não consegue dormir
Um colchão desgastado demais também pode ser a causa de você ficar longas horas rolando de um lado para o outro sem conseguir pegar no sono.
A mesma coisa é válida se você parece dormir a noite toda, mas acorda se sentindo cansado. Nesse caso, vale a pena considerar a troca.
Você tem crises alérgicas sempre que vai dormir
Eliminamos diariamente uma quantidade de líquido pela transpiração sobre o colchão. Além disso, a quantidade de ácaro que passa a viver no colchão é muito grande, mesmo que os produtos recebam tratamento inicial para repelir esses problemas.